Follow me:

Materiais para aquarela sem gastar muito

Quem nunca teve aquela vontade de começar a desenhar? mais precisamente em aquarela, e então vai na papelaria e compra aquelas pastilhas de aquarela infantil e o pincel que solta todas as cerdas na água. Então faz aquela pesquisa de materiais para aquarela e tem um bombardeio de preços absurdamente caros.

Materiais artísticos são realmente muito caros, para os apaixonados por arte como eu, fazemos de tudo para ter um material melhor, e sim, eles são caros pois são muito bons, o que não significa que um material inferior de linha artística seja impossível de trabalhar.

 

Vou listar materiais que são de boa qualidade e com um preço super bacana. É importante pechinchar pois até em sites de materiais artísticos os preços variam muito. Eu costumo comprar sempre em loja física, normalmente compro na Casa Cruz que tem o melhor custo beneficio.

Papel para aquarela

 

  • Papel Canson Linha Universitária Aquarela 300g Esse papel é um dos mais baratos, ele tem uma gramatura boa para aquarela, pode usar água a vontade, vem com 12 folhinhas em tamanho A4. Encontro esse papel por 20,00 reais na papelaria física. Pechinchar preciso é!
  • Papel Canson Montval 300g aquarelle  Um pouco mais caro. Tem uma textura quase lisa, costumo usar ele para fazer desenhos pequenos com bastante detalhes, também pode usar água a vontade. Vem com 12 folhas em tamanho A4. Encontro ele tem torno de 40,00 reais.
  • Canson Aquarelle XL – É um bom papel, acho que o melhor em custo beneficio, pois vem com 50 folhas em tamanho A4. Encontro ele por 50,00 reais.

 

Textura dos papéis. Não fotografei a do XL pois meu bloco acabou, mas ela é um pouco parecida com a do Montval. – Sorry!

Tintas para aquarela

As poderosas super caras que a gente quer tudo mas não pode por que o bolso não deixa.

  • Pentel – em tubinho, uma linha de estudante, não é a melhor de todas, tem uma pigmentação muito fraca, é até cansativo pois haja tinta para obter o tom desejado. O preço varia de acordo com a quantidade de tintas. Já comprei com 12 cores que custou cerca de 35,00 reais e depois comprei uma com 24 cores que custou cerca de 50,00 reais.
  • Pentel Art – Uma linha da Pentel artística, também em bisnaga, essa já tem um pigmento mais forte, vem uma quantidade menor, mas nada que irá acabar tão cedo. Comprei uma com 12 cores que custou cerca de 37,00 reais.

As duas servem para trabalhar bem com a aquarela, a quem reclame por causa do pigmento, mas conheço artistas que fazem trabalhos incríveis usando-as. Para quem não pode investir muito, essas são uma boa pedida.

Pincel 

Não precisa comprar um pincel pra cada parte do seu desenho, basta equilibrar o tamanho entre grande, médio e pequeno. Eu uso em uma ilustração no máximo dois pinceis, pois realmente não tenho a necessidade de usar mais que isso.

  • Pinctore da Tigre – Tem a ponta arredondada para aquarela, as cerdas são ideiais para aquarela também. Diferente dos pinceis para pintura em tela, por exemplo, que são mais duros. O preço varia muito de acordo com o número, mas você consegue gastar menos de 30,00 reais com três tamanhos de pinceis proporcionais para um papel A4.

Ufa! Agora você já sabe que dá pra gastar bem pouquinho e ter bons materiais para sua aquarela. Reforçando que não é  o material que fará o trabalho incrível e sim o que você consegue fazer com que tem.

Previous Post Next Post

You may also like

4 Comments

  • Reply Dai Castro

    Eu realmente me assustei com os preços das tintas quando fui pesquisar…
    Acabei comprando aquele kit da faber castell mas como você falou, a qualidade não é assim, tão boa e isso acabou me desanimando um pouquinho porque acabei comprando alguns pincéis que não dá para usar em aquarelas… fui desinformada na loja e acabei errando T.T
    Obrigada por compartilhar as dicas, é um verdadeiro guia para quem está começando mesmo!
    🙂
    Colorindo Nuvens

    26/04/2017 at 16:48
    • Reply Izabella Cordeiro

      Oi Dai!
      Que bom que te ajudou de alguma forma, espero que você volte a fazer aquarelinhas <3

      25/05/2017 at 22:26
  • Reply Daniela

    Olá! Eu não gosto muito de godê de plástico. Até tem esses baratinho, mas referi usar uns 4 pires de porcelana (de jogo de café), do que usar o godê. Testa aí, a tinha adere muito mais à porcelana e se comporta melhor na hora de espalhar, dissolver, misturar, etc. Nem sei explicar, só testando os dois pra ver a diferença gigante que faz.
    E comprei tinta de bisnaga e coloquei em forminha de gelo, que é mais fácil de trabalhar do que bisnaga tb né 🙂

    29/04/2017 at 22:10
    • Reply Izabella Cordeiro

      Olha vou testa essa dica sim! Não pensei que o godê faria diferença. Obrigada!

      25/05/2017 at 22:28

    Leave a Reply