Follow me:

Processo criativo: Como faço para ilustrar retratos

Quem é você e como posso te ilustrar?

Hoje vou falar um pouco sobre meu processo criativo para criar um retrato personalizado. O meu foco não está na ilustração realista, mas sim em características pessoais que formam a personalidade de alguém e a partir daí criar uma bela ilustração.

A Melina Souza do blog Serendipity é uma pessoa em quem me inspiro muito, pois suas fotografias tem a tranquilidade que gosto de ter nas minhas aquarelas. Então o processo criativo de hoje será inspirado em uma foto dela.

 

Para criar essa ilustração escolhi uma foto específica no qual seria ilustrada e peguei outras imagens no Instagram dela que usei como referência para entender melhor os detalhes da personalidade que eu precisava dar para a ilustração.

Quem é a pessoa da foto?

Essa foi a pergunta que fiz para começar a desenvolver minha ilustração. Antes de tudo, sempre estudo quem é a pessoa, o que ela tem de especial, o que ela transmite. Quando se trata de ilustrar retratos, meu clientes já sabem como será e sempre deixam nas minhas mãos a escolha dos elementos e até hoje tive pessoas super satisfeitas e felizes, o que me deixa extremamente agradecida por tanto carinho.

As fotos da Melina transmitem uma doçura, tudo muito clarinho, bem leve, suave, delicado. Essas informações me lembram algodão doce, magia, logo já pensei no elemento que eu iria usar para compor essa ilustração: – nuvens –

A escolha das cores

Tenho trabalhado bastante com a paleta reduzida, no caso da ilustração da Melina reduzi ainda mais, escolhi cores suaves, fazendo as pinceladas com muita cautela para não ficaram muito fortes e marcadas, assim acabar tirando a serenidade que eu queria que ela transmitisse.

O azul foi minha cor principal por ser parte do cabelo dela e o rosa minha cor secundária, pois é a cor que predomina no Instagram da Melina e em seu blog também, além de ser uma cor suave e doce. Depois escolhi um complemento que foi o marrom que usei para a sombras mais escuras. Misturei essa paleta de cores entre si para obter outros tons que não fugissem das cores principais.

O Resultado

No fim consegui ter esse resultado na ilustração da Melina. Esse é o meu processo criativo para ilustrar uma pessoa, trabalhando com detalhes específicos e personalidade.

Materiais

  • Papel Montval Aquarelle
  • Tinta Pentel
  • Posca branca para fazer os detalhes.
Previous Post Next Post

You may also like

4 Comments

  • Reply Mila

    Seu processo criativo funciona muito bem, você consegue captar super bem os detalhes das pessoas e passa-los para o papel! Até hoje amo meus cabeçalhos feitos por vc, principalmente o segundo!
    Bjs

    15/03/2017 at 00:12
    • Reply izcordeiro2

      Ah obrigada Mila! você me acompanha há um tempão e eu sou muito grata pelo seu carinho! De verdade viu! <3

      24/03/2017 at 02:30
  • Reply Thanny

    Que trabalho lindo! Adorei o processo utilizado, que além de pegar a essência da pessoa, dá liberdade de você mostrar como você a enxerga. Adorei de verdade. A Melina já viu?

    Beijos

    16/03/2017 at 15:15
    • Reply izcordeiro2

      Olá Thanny! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Não se ela viu ainda, mas acredito que sim.

      24/03/2017 at 02:30

    Leave a Reply